A sociedade medieval se formou a partir da fusão entre as culturas romana e bárbara. Acima, cena do filme Rei Arthur (King Arthur, 2004).

Sala de Aula - História Medieval - Alta Idade Média

FORMAÇÃO DO MUNDO MEDIEVAL

Marcos Emílio Ekman Faber

“O Mundo Medieval formou-se a partir da ruína do Império Romano”.

Bom, a partir dessa frase podemos constatar que o mundo medieval é conseqüência direta do fim do Império Romano. Certo?

Mas para compreendermos como ocorreu esse processo, precisamos entender como aconteceu a ruína do Império Romano.

Para responder a essa questão precisamos estar conscientes de que não houve somente um motivo para a queda de Roma, mas vários. Os principais foram:

  • Gigantismo do Império (território muito grande com inúmeros habitantes);
  • Esgotamento do trabalho escravo (fim da expansão territorial pôs fim à aquisição de novos escravos, ocasionando o encarecimento do preço destes);
  • Cristianização do Império (surgiu uma nova classe de pessoas que não produziam, mas que eram sustentadas pelo Estado);
  • A Pax Romana (construção de estradas, portos, diques, aquedutos, embelezamento de Roma, altos gastos com o exército, etc.).

A crise econômica gerada por esses acontecimentos gerou um grave problema nas cidades, pois a população faminta pela falta de abastecimento rebelava-se constantemente. Muitos se mudaram para os campos em busca de trabalho. Tudo isso resultou na diminuição da arrecadação de impostos, pois a população urbana não dispunha de meios de pagá-los, o que levou a uma grave crise econômica no Império.

Para piorar, os bárbaros, vindos no norte e do leste, passaram a pressionar as fronteiras do Império Romano, até que em 476 d.C., Roma caiu nas mãos de Odroaco, rei dos hérulos. Era o fim do Império Romano do Ocidente.

Hagar, o Horrível ............................. ...... .............. Dik Browne

As invasões bárbaras provocaram um choque cultural muito grande na Europa. Acima, tirinha de Hagar, o horrível, de Dik Browne.

A partir daí, as tribos bárbaras tiveram caminho aberto ao território do antigo Império. E ali fundaram seus reinos.

Conclusão: a fragmentação de poder em Roma foi conseqüência da falta de união interna ocasionada pela grave crise econômica. Por outro lado, as tribos bárbaras invasoras eram fundamentadas num alto grau de união forjada nos laços tribais de parentesco. Isso foi determinante na seleção das tribos que prosperariam e das que seriam absorvidas ou eliminadas.

Já os habitantes do extinto Império Romano foram incorporados aos reinos bárbaros. E foi exatamente da combinação/fusão entre a cultura romana e a bárbara que resultou a sociedade medieval.

Aulas em sequência:

A Formação do Mundo Medieval / Os Bárbaros e o Reino dos Francos / O Império de Carlos Magno / O Feudalismo / Sociedade Feudal




 

 



Busca no História Livre

powered by FreeFind
Para os romanos, eram bárbaros todos aqueles que não faziam parte do Império.
 

Vídeo: Invasiones Barbaras (1:44) em espanhol
 

Vídeo: Las Invasiones Barbaras (1:43) em espanhol
Clique para Ampliar
Mapa das Invasões Bárbaras. (amplia)
www.historialivre.com - Na web desde 2000
© 2014 by Marcos Emílio Ekman Faber