As marcas da ocupação holandesa ainda podem ser vistas até hoje no Nordeste brasileiro. Imagem das ruinas do Forte Orange na Ilha de Itamaracá, Pernambuco (Foto: Marcos Faber, verão de 2014).

Sala de Aula - História do Brasil - Brasil Colônia

O BRASIL HOLANDÊS

Marcos Emílio Ekman Faber

Durante o domínio da União Ibérica, reino que unia Espanha e Portugal, a Holanda pertenceu a Espanha. Somente em 1581, os holandeses conquistaram sua independência.

Com a emancipação holandesa, Felipe II, rei da Espanha, fechou os portos da União Ibérica para os holandeses.

Revoltado, o governo da Holanda, criou a Companhia das Índias Orientais. O objetivo era ampliar o comércio com a África e a América, em especial o de cana-de-açúcar.

Em 1624, os holandeses invadiram a sede do governo-geral em Salvador. Nesta época Salvador era o principal porto exportador de açúcar brasileiro. A ocupação holandesa durou até o ano seguinte quando os holandeses foram finalmente expulsos da Bahia.

Em 1630, foi a vez dos holandeses invadirem a cidade de Olinda em Pernambuco. Nesta época o estado pernambucano era o maior exportador de açúcar das Américas.

Mas desta vez os holandeses foram bem recebidos pelos senhores de engenho locais. Os senhores do açúcar estavam insatisfeitos com o domínio da União Ibérica.

Mas a situação muda em 1637, quando chega a Pernambucoo holandês Maurício de Nassau. O novo regente passa a administrar o Estado.

Maurício de Nassau governou Pernambuco de 1637 até 1644, fazendo uma excelente administração.

Nassau e os holandeses tinham a simpatia da população do chamado “Brasil Holandês”.

A exploração holandesa no Brasil foi basicamente no cultivo da cana-de-açúcar.

Principais realizações de Maurício de Nassau:

  • Nassau concedeu empréstimos aos Senhores de Engenho, para que estes invistissem no cultivo do açúcar;
  • O holandês investe na infraestrutura da cidade de Recife, antes uma pequena vila, agora se torna um grande centro urbano;
  • Nassau concede liberdade religiosa entre brasileiros (católicos) e holandeses (protestantes);
  • Em 1640, holandeses e ingleses apoiam Portugal no processo de libertação do domínio espanhol. Fim da União Ibérica.

Em 1644, Nassau é demitido polo governo holandês e deixa o Brasil. Os holandeses aumentam os impostos. Fato que gera uma revolta entre os pernambucanos.

Com apoio de Portugal, os colonos brasileiros expulsaram os holandeses após as batalhas de Monte Tabocas (1646), Guararapes (1648) e Campina do Taborda (1654).

Com a expulsão dos holandeses a produção açucareira brasileira entra em declínio.

Portugal, em péssimas condições econômicas, após a libertação da Espanha, passa a explorar ainda mais a colônia brasileira.


 

Busca no História Livre

powered by FreeFind
O Brasil Holandês
 

Vídeo sobre O Brasil Holandês (6:08)
 

Maurício de Nassau
 
 
 
www.historialivre.com - Na web desde 2000
© 2015 by Marcos Emílio Ekman Faber